ÉTICA NAS ORGANIZAÇÕES


O poder é um dilema em qualquer instância social. Seja na política, ou mesmo em uma empresa privada, o poder pode se converter em um dos principais problemas a ser resolvido. Acerca do poder, analise as assertivas a seguir: 

  1. Poder significa toda probabilidade de impor a própria vontade numa relação social, mesmo contra resistências, seja qual for o fundamento dessa probabilidade.
  2. O poder de uma pessoa A sobre uma pessoa B é a capacidade de A de obter que B faça algo que não teria feito sem a intervenção de A.
  3. Poder é um processo social dado às pessoas e aos grupos sociais, entre os quais as organizações, a possibilidade de modificar o comportamento de outras pessoas e grupos. 

Assim, estão de acordo com o conceito de poder apenas as assertivas:


1 e 3.


2 e 3.


1.


1 e 2.


1, 2 e 3.

Em um vídeo assistido na quarta semana, os professores Clóvis de Barros e Mario Sergio Cortella apresentam um debate acerca da “Ética no cotidiano”, eles apresentam uma discussão acerca do comportamento humano em sociedade. Sobre a ética, a alternativa correta é:


A ação ética é prática determinada por um código específico.


A ética deve ser ensinada como uma disciplina fechada.


O debate ética é fundamental, pois ela deve estimular o diálogo.


A ética é a ação real do indivíduo diante de uma norma específica.


O contexto ético depende da realidade em que se vive e não da liberdade.

Tomando como base o artigo da professora Edileine Vieira, intitulado “A formação do sujeito como ser de relações”, analise o fragmento a seguir: 

“Por não ser perfeito, o homem é levado a depender dos outros para sua própria sobrevivência física e humana, para manter-se pessoa. Pelo amor, o homem busca os demais para ajudá-lo a sobreviver e para que, juntos, vivam bem. Essa a justificativa para que a pessoa não seja coisificada, instrumentalizada para nenhum fim, vista conforme sua ‘utilidade social’”.

Edileine Vieira Machado. A Formação do sujeito como ser de relações, Porto, v. 12, 31-36, 2009. p. 33.

Assim, é possível afirmar que:


O humano é um ser dependente e carente.


O indivíduo possui direitos de acordo com o coletivo.


A vida social deve ser a essência da humanidade.


Todo desenvolvimento social passa pela opinião.


As organizações sociais estão a serviço do humano.

Em certo sentido, a busca pela definição de humanização, ou ainda, pelas bases da reta ação da humanidade, perpassa pela explanação e identificação antropológicas. Ou seja, é necessário tratar aspectos fundamentais do humano. Acerca da humanização, julgue as assertivas a seguir, assinalando V, para as verdadeiras e F, para as falsas. 

(   ) Ser não é tão simples como se pensa. Ser requer de nós uma evolução enorme; exige passos esperados e inesperados.

(   ) As ações para o entendimento humano se resumem em atitudes cabíveis, somente, não sendo necessária uma concepção aprofundada.

(   ) Ser humano é um emaranhado de dimensões. Dentro dessas dimensões sobressai uma, responsável pelo comportamento humano: a psicológica.

(   ) Por ser racional, igualável e semelhante, o humano depende do outro e não se adapta facilmente às situações cotidianas da vida.


V, V, V e V.


F, F, F e F.


V, V, F e F.


V, F, V e F,


F, F, V e V.

As organizações empresariais no Brasil ainda não se convenceram que o comportamento ético é o caminho para o sucesso empresarial. Em muitos casos, não é incomum vermos ações que se encaminham contra as ações éticas. Assim, torna-se uma regra quase que comum nas empresas que para sobreviver é preciso:


Buscar de espaço social e aperfeiçoamento ético.
Descumprir a legislação trabalhista.
Sonegar impostos obrigatórios.
Poluir o ambiente em troca de favores.
Enganar o consumidor e tráfico de influências.

Acerca da moral e da ética, analise os fragmentos a seguir: 

I. Conjunto de atos, comportamentos e fatos da existência humana, que impactam na história e agrega sentido à vida, ao fazer e às relações sociais.

II. Conduta real do humano no contexto em que vive, tendo como base o que se concebe como certo. Acontece de forma espontânea e voluntária.

III. Parte da natureza humana que reflete as condutas. Preocupa-se em desvendar justificativas para as ações e as coisas referentes ao humano. 

Com base na análise dos fragmentos, assinale a alternativa CORRETA.


O I fragmento diz respeito à ética; o II e o III dizem respeito à moral.


O I, II e III fragmentos dizem respeito, igualmente, à moral.


O II fragmento diz respeito à moral; o I e o III dizem respeito à ética.


O III fragmento diz respeito à moral; o I e II dizem respeito à ética.


O I e o II fragmentos dizem respeito à moral; o III diz respeito à ética.

O ambiente externo tem um papel fundamental na construção do caráter das pessoas. As instituições sociais (família, escola, sociedade, religiões) influenciam diretamente na construção de valores e princípios, que são, em essência, os norteadores do ser humano. A qual objetivo da formação da consciência os requisitos citados atendem:


Ao desenvolvimento coletivo.


Ao cerceamento do sujeito.


A definição da pessoalidade.


A formação da realidade.


A formação da identidade.

Analise as assertivas a seguir.  

  1. Assim como a palavra moral vem do latim (mos, moris), a palavra ética vem do grego (ethos) e ambas se referem a costumes, indicando as regras do comportamento, as diretrizes de conduta a serem seguidas. 
  2. A moral social trata dos valores e das normas de conduta que são exigidas do indivíduo para realizar sua personalidade. 
  3. As normas éticas são aquelas que prescrevem como o homem deve agir. 
  4. A norma ética possui, como uma de suas características, a impossibilidade de ser violada.  

Assinale a alternativa que contém apenas as assertivas CORRETAS.


1 e 2.


2 e 3.


1 e 3.


1 e 4.


2 e 4.

Sabe-se que a filosofia auxilia na produção do conhecimento, sendo, inclusive, uma forma pura de se conhecer (os chamados níveis de conhecimento). Ao lado da Filosofia há um outro nível de conhecimento, chamado de popular, desenvolvido a partir da realidade. Trata-se do conhecimento:


Espiritual.


Senso Comum.


Filosófico.


Artístico.


Teológico.

Na filosofia da consciência, de tradição cartesiana, o procedimento pelo qual o sujeito examina o conteúdo de sua própria consciência, como meio privilegiado para a produção da autocrítica, e por seu caráter imediato, é chamado de:


Reparação.


Higienização.


Introspecção.


Realização.


Solicitação.

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